||| ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA    SANTIAGO DO CACÉM

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Imaginário - Clube de Cinema, TV e Vídeo

 
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Um Percurso

Como tudo Começou
Este clube existiu na Escola Secundária Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, desde 1991 até 2001
Tudo começou com a promoção de ciclos de cinema, acompanhados de guiões de exploração pedagógica.
O vídeo e a televisão constituiam os restantes vectores do clube.
Para além de uma ocupação saudável dos tempos livres, pretendia-se formar alunos e professores na utilização de técnicas de recolha, tratamento e divulgação de imagens vídeo.

Em 1993, o trabalho do clube foi alvo de uma reportagem no programa Praça Pública da SIC.

A SIC no ClubeA SIC no Clube - O Filipe Costa

As Instalações
Existe um estúdio, com equipamento para a captação e montagem de imagens. A escola dispõe de um circuito interno, por cabo, que emitia os programas de televisão realizados pelos alunos do clube e os programas de televisão e rádio produzidos pelos alunos do Curso Tecnológico de Comunicação. Este espaço funcionava em estreita articulação com o Curso Tecnológico de Comunicação e apoiava actividades no âmbito da Área-Escola.

Os alunos utilizavam estes recursos para a realização de trabalhos disciplinares e extracurriculares, embora com uma frequência menor do que no início. Os professores, ainda que com menor frequência, realizavam montagens de videogramas, adaptando-os aos currículos e à duração das aulas.

Estúdio de VídeoEstúdio de VídeoEstúdio de Vídeo

O Trabalho
O clube, em colaboração com o Curso Tecnológico de Comunicação,  produziu programas de informação, reportagens, debates e directos, no âmbito da  escola e do meio. Destacamos:

  • a gravação de espectáculos de teatro e música da escola;
  • a gravação e emissão em directo de colóquios, debates e mesmo de uma videoconferência sobre o associativismo juvenil entre a escola e o Secretário de Estado da Juventude (em directo de Lisboa) com a colaboração da Portugal Telecom;
  • a cobertura das actividades da Feira-Festa da Juventude (que durante cinco anos reuniu todas as escolas do concelho) e da sua sucessora a nível de escola - a Escola Aberta;
  • a cobertura de espectáculos da Antena Miróbriga Rádio;
  • a gravação de espectáculos do grupo de teatro Gato SA, de Santo André;
  • o registo de imagens e produção de videogramas sobre as actividades de escavação e restauro nas ruínas romanas de Miróbriga;
  • a realização de videogramas sobre as comemorações dos 100 anos do automóvel em Portugal.

Uma Reflexão
Só a descodificação e experimentação de processos de realização, selecção e montagem de informação permite que os alunos desenvolvam hábitos de visionamento activo e crítico das imagens e se conciencializem de que as imagens, mais do que testemunhas, se constituem antes como interpretações do real.
Verifica-se que a integração e utilização dete tipo de recursos na escola se torna cada vez mais natural e espontânea. Mas a utilização criativa e orientada das imagens deve ser entendida como apenas mais um recurso à disposição de alunos e professores, sem pretender substituir a informação escrita.

O Cinema
O cinema teve um papel importante nos primeiros anos do cluben. Hoje verifica-se uma generalizada falta de interesse, por parte de alunos e professores, em relação ao visionamento de filmes (projectados em écran gigante). E porquê? Talvez porque os horários, com demasiadas aulas, deixem pouco tempo livre e os alunos prefiram descansar em casa a permanecer na escola; talvez porque ver filmes, numa sala com mais pessoas, já não atraia os alunos, mais habituados ao visionamento de filmes em casa; talvez porque, por falta de hábito, os alunos não consigam já estar duas horas seguidas numa sala a ver um filme.
Mas as condições existem e talvez ainda seja possível restaurar o interesse pelo cinema, pois a projecção em grande écran proporciona uma aproximação à magia do cinema - a partilha de imagens e emoções, muito diferente do visionamento mais isolado e fragmentado permitido pelos ecrãs de televisão. Enfim, a cada meio a sua linguagem e a sua especificidade.